A Carreira de fisioterapeuta

A profissão de fisioterapeuta é regulamentada no país. Além do diploma de bacharel em Fisioterapia, o profissional deve obter um registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) para atuar nesta área.

O fisioterapeuta é quem cuida da recuperação de pacientes no que diz respeito aos seus movimentos. Ele atua tanto na prevenção como na recuperação de lesões.

Inicialmente quando o paciente chega a clínica o fisioterapeuta vai fazer uma consulta, traçar um diagnóstico fisioterapêutico e um plano de tratamento. Para isso, analisa exames e laudos médicos, além de observar os movimentos do paciente e identificar os possíveis pontos de dor.

No tratamento se utiliza técnicas de terapias manuais, uso de aparelhos como Tens, Fes, Laser, Us, Infravermelho, Crioterapia, Ventosas, Knesio, Agulhamento a Seco, Rampa, Escada, Espaldar, Pranchas, Bola Suiça, Espelho, Respiron, Fluter, Nebulizador, entre outros, sendo de grande importância também os exercícios terapêuticos para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Conheça algumas das áreas onde esse profissional pode atuar e as principais atividades que desempenha em cada uma delas:

Saúde Preventiva – Propõe exercícios para corrigir postura, relaxar os músculos, alongar antes e depois do trabalho. O intuito deste tratamento é prevenir lesões, diminuir a tensão muscular e amenizar os sintomas de doenças articulares.
Fisioterapia do Trabalho – Orienta as pessoas em como prevenir e manter a saúde em seus ambientes de trabalho. Elabora programas de ginástica laboral.
Traumato Ortopedia – Atende pacientes com traumas, fraturas ou luxações, objetivo principal é tornar a pessoa capaz de realizar suas atividades de vida diária (avd's).

Quem deseja seguir carreira como fisioterapeuta deve ser humanista e gostar de cuidar das pessoas.